Homepage | Quem Somos | Instalações | Preçários | Horários | Personal Trainer | Protocolo Empresas | Emprego | Contactos |


Nutrição
Musculação
Cardio Fitness
Aulas de Grupo


Natação Livre
Natação Crianças
Natação Adultos
Hidroginástica


Sauna
Banho Turco
Jacuzzi


Cosmética
Mãos e Pés
Massagens
Epilação/Depilação
Tratam. Rosto e Corpo
Galeria de Imagens


Entrar no MyPhisic
Galeria de Imagens
Galeria de Videos
Fórum de Desporto
E-Newsletter


Patrocinadores
Parceiros de Desconto

7 Erros no Ginásio
7 Erros no Ginásio

Apresento-lhe os 7 principais erros que as pessoas cometem no ginásio.

Em alguns casos, estas falhas podem simplesmente fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do treino. Mas também podem sair mais caro, provocando dores e lesões no corpo.

1 - Não alongar o suficiente - Não alongar os músculos que são solicitados por determinado exercício pode provocar lesões e dificultar a recuperação muscular após o treino. Por exemplo, depois de uma corrida é fundamental alongar os principais músculos dos membros inferiores (quadricípedes, isquiotibiais e gémeos).

2 - Levantar peso a mais - Quando escolher os pesos para o seu treino, certifique-se que são adequados ao seu peso e à sua condição física. Escolha um peso com o qual consiga fazer as primeiras 15 repetições sem grande dificuldade. A segunda série já deverá implicar mais esforço, caso contrário trata-se de um peso demasiado leve para si.

3 - Faltar ao aquecimento - Basta chegar com atraso às sessões de grupo para perder uma parte fundamental da aula: o aquecimento. É um erro primário, mas muito comum por falta de tempo ou mesmo preguiça. Não se esqueça que os músculos necessitam de tempo para se adaptar às exigências físicas do treino, daí a importância do aquecimento antes da sessão. Cinco a dez minutos podem ser suficientes.

4 - Cair no exagero - Lembre-se que é mais eficaz treinar moderadamente durante largos períodos de tempo do que treinar intensamente apenas alguns minutos, sobretudo quando falamos de treino aeróbio. O American College of Sports Medicine aconselha, pelo menos 30 minutos, de exercício moderado por dia.

5 - Esquecer de hidratar - É um erro esperar até ter sede para se hidratar. A sede já é um sinal de desidratação, com as consequências que isso acarreta a nível da diminuição do seu rendimento físico. A água pode matar a sede, mas não repõe os sais minerais, em quantidade suficiente, perdidos pelo corpo durante o treino. Além disso, os sintomas de cansaço resultantes do aumento do esforço podem também derivar da diminuição dos níveis de açúcar no sangue, aconselhando-se, por isso, muitas vezes, bebidas isotónicas com hidratos de carbono.

6 - Má postura - Uma postura incorrecta anula os resultados do treino e pode originar vários tipos de problemas, desde lesões musculares, dores nas costas ou tendinites. A postura não é uma preocupação exclusiva de modalidades como yoga ou pilates, apesar de ser tema recorrente nestas aulas. Em qualquer espaço do ginásio, o alinhamento corporal deve ser devidamente valorizado.

7 - Treino mal suplementado - Que diferença faz levar uma bebida isotónica para um treino ou comer um bolo antes do exercício? Bastante! A maior carga de açúcar do bolo eleva significativamente os níveis da glicemia, provocando um pico insulínico e, posteriormente, uma diminuição muito rápida desses níveis, que, se coincidir com o final do treino, pode acontecer uma hipoglicemia. Mais: a bebida préhidrata e é de fácil digestão, o bolo desidrata e, consoante a carga de gordura, permanece muito tempo no estômago, desviando para lá o sangue que seria necessário nos músculos. Para treinos mais prolongados, opte por barras nutritivas que não produzem o mesmo efeito dos bolos: são compostos por açúcares de absorção lenta, que fornecem energia gradual ao organismo.


Bruno Plácido
Instrutor
ginasio@phisic-sport.com

Imprimir esta página Imprimir esta página Página anterior Página anterior
| Aderir à rede de Patrocinadores | Aderir à rede de Parceiros de Desconto |

| Política de Privacidade | Código de Conduta | Caixa de Sugestões |

© Copyright 2008-, Phisic - Sport & Spa. Todos os direitos reservados.